Park Assist é uma forma de condução autónoma
Estacionar um automóvel é uma dor de cabeça para muito boa gente mas o sistema Park Assist veio dar uma grande ajuda e só não está mais popularizado porque é um opcional e custa dinheiro.
Inicialmente o sistema apenas permitia estacionar paralelamente ao passeio, mas a tecnologia evoluiu graças ao upgrade dos sensores electrónicos e também é possível estacionar perpendicularmente
O condutor apenas tem que engrenar a marcha atrás, seguir as indicações que surgem no tablier e o carro faz a manobra de forma autónoma. Assim é muito mais fácil...
A BMW desenvolveu para o novo Serie 7 um sistema que permite arrumar o automóvel em espaços muito apertados de uma forma remota. O condutor não necessita de estar ao volante e pode controlar a manobra através de comandos específicos integrados na chave. Este controlo remoto abre as portas a novas experiências que vão para além do estacionamento de um automóvel.
Mas há mais novidades no campo das ajudas ao estacionamento...
A VW está a desenvolver novas propostas pensadas especificamente para as necessidades dos automóveis eléctricos.
Até agora os automóveis já podem descobrir um lugar e arrumar de forma autónoma, mas os eléctricos também vão poder dirigir-se sozinho a um ponto de carga. O sistema chama-se V-Charge.
O veículo é controlado pelo telemóvel do condutor e depois de receber a ordem trata de si próprio sem intervenção humana.
Terminada a carga por indução, o veículo abandona o posto de carregamento e segue as indicações de uma mapa em 3D, que lhe permite navegar sem condutor até ao local de estacionamento.
varias câmaras de vídeo e 12 sensores de ultra sons permitem que o veículo reconheça o espaço em que se desloca e obstáculos como peões ou outros veículos podem ser reconhecidos sem problema.
Os automóveis serão cada vez mais autónomos. A tecnologia já existe, resta saber quando começará a ser disponibilizada. Acreditamos que é uma questão de dar tempo ao tempo.